É só fazer um pouquinho de calor, aquele tempinho abafado antes da chuva e pronto, a cidade parece ficar infestada de insetos, alguns bonitinhos como cigarras e borboletas, outros nem tanto. E não estamos a salvo nem em nossas casas, com o surgimento de pernilongos, baratas e mariposas, muita gente perde o sono. Mas por que será que esses bichinhos surgem nessa época do ano?

Os insetos também são muito influenciados pelo clima. “O início da época chuvosa funciona como um relógio biológico que faz com que eles passem da fase juvenil para a adulta, e desse modo possam sincronizar seus encontros no período de acasalamento”, explica.

Quer fugir?

Insetos urbanos como pernilongos e baratas estão sempre em busca de abrigo e alimento, por isso, acabam indo parar dentro das casas. Para evitá-los, o ideal ainda é proteger as portas e janelas com telas e dedetizar. O uso do ar condicionado e ventilador, também pode ajudar na manutenção do ambiente, pois além de manter o ar mais fresco, o vento produzido por esses aparelhos atrapalha o voo dos insetos.

Outra questão interessante é a atração que esses bichinhos têm por lâmpadas, especialmente mariposas, “isto está associado na verdade a um estímulo destes organismos por determinados comprimentos de onda luminosa. Muitos tipos de lâmpadas emitem determinado comprimento de onda que atrai os insetos, especialmente os voadores, e neste caso deve-se evitá-las procurando outros tipos de lâmpadas”.

E quando o calor some?

O que acontece é que quando o tempo fica mais frio e seco, os insetos procuram lugares mais úmidos para se esconder, como bueiros. Além disso, “Condições de tempo mais adversas ou mesmo temporais acabam também por reduzir parte de sua população”.

Durante a primavera, as temperaturas começam a se elevar gradativamente até o verão, a estação mais quente do ano,as temperaturas ocorre de forma potencializada”.

Nessa época do ano os dias costumam ser mais quentes com chuva no fim da tarde, o que pode acelerar o metabolismo desses insetos, os ovinhos eclodem e as larvas se desenvolvem mais rapidamente, por isso, é preciso estar alerta principalmente com os casos de dengue, que se potencializam no verão.