Arrmadeira (Phoneutria nigriventer) é uma espécie das aranhas mais perigosas do mundo. A espécie está distribuída por todo território brasileiro, mas a maioria dos acidentes acontece nas regiões entre o Sul e Sudeste. Encontradas nas proximidades de áreas urbanas, elas costumam se esconder em locais com acúmulo de material de construção, caixas de frutas e no meio de folhagens e pedras.

De coloração marrom, com uma seqüência de pequenos pontos mais claros no abdome, essa aranha pode medir até 17 cm!  Valente e agressiva, a armadeira leva esse nome pelo fato de se "armar" quando se sente ameaçada - isto é, ela se apóia nas pernas traseiras e ergue as dianteiras, exibindo as faixas claras e escuras que possui na parte inferior das pernas. São de hábitos noturnos, essa espécie de aranha não faz teia (apesar de produzir a seda, como as outras aranhas).

Outra curiosidade é que seu veneno age mais rápido que o das serpentes e pode ser bem doloroso. Além disso, um homem picado pela armadeira pode ter ereção de até quatro horas ininterruptas.